Tipos de aparelhos transparentes: qual é o ideal para você?

Quem busca um sorriso perfeito encontra no mercado odontológico soluções eficientes e inovadoras, como os mais modernos e diferentes tipos de aparelhos transparentes.

Eles são os queridinhos do público adulto-jovem que busca por um sorriso perfeito. Além disso, corrigem diversos tipos de más oclusões.

Para saber mais sobre essa solução que transformou a odontologia mundial, continue lendo este artigo. Conheça suas principais características e saiba qual deles atende melhor suas necessidades e expectativas.

O que são aparelhos transparentes?

Conhecidos também como alinhadores transparentes, eles são um tipo de aparelho ortodôntico removível feito sob medida para cada arcada dentária. O material utilizado em sua confecção é um termoplástico totalmente transparente que valoriza a estética do seu sorriso enquanto reposiciona seus dentes.

Quais as diferenças entre aparelhos transparentes e os aparelhos fixos?

Apesar de ambos serem aparelhos ortodônticos, existem diferenças que vão além da estética, por exemplo a forma como são confeccionados, o funcionamento e a utilização. Acompanhe!

1. Estética e conforto

Por serem feitos de material transparente, são muito discretos. Além de não comprometerem a aparência de seu sorriso, como acontece com os bráquetes, borrachinhas e arcos dos aparelhos fixos, eles são mais confortáveis e bonitos. 

2. Utilização e manutenção

Diferente dos aparelhos fixos, todos os tipos de aparelhos transparentes são removíveis. Essa característica traz mais praticidade e comodidade ao seu tratamento, pois permite que você o retire na hora das refeições e faça a higiene bucal com facilidade e rapidez. 

Além disso, o tempo entre uma consulta e outra pode ser maior se o seu dentista achar viável.

3. Confecção

Após exames e uma avaliação minuciosa, que inclui fotos extra e intrabucais, raio-x panorâmico e escaneamento digital das arcadas dentárias, o dentista cria um planejamento detalhado e personalizado com informações sobre a duração do tratamento e como será feita a movimentação de seus dentes.

Seu aparelho transparente será confeccionado com base nas informações que estarão “impressas” nele. Isso garante um ajuste perfeito aos seus dentes e faz o trabalho necessário para movimentá-los e corrigi-los com eficiência, agilidade e segurança.

4. Funcionamento

Por serem feitos sob medida e com uma espessura pré-programada, ele envolve completamente seus dentes, pressionando cada um com a intensidade e força necessária. Isso ativa o ligamento periodontal que os cercam e provocam mudanças nas células, guiando a remodelação óssea e o consequente alinhamento dos elementos dentais. 

Para garantir que o tratamento continue funcionando à medida que seus dentes se movimentam, você receberá diversos aparelhos. As trocas devem ser feitas de acordo com as orientações de seu dentista. 

5. Duração do tratamento

Os aparelhos transparentes podem agilizar a conclusão de seu tratamento quando comparados com os aparelhos fixos. No entanto, a duração do tratamento é variável, pois depende da complexidade de cada caso e objetivo. 

De forma geral, ele pode durar de 4 a 8 meses no caso de pequenas movimentações e pequenos desalinhamentos.

Tipos de aparelhos transparentes disponíveis no mercado

Apesar de haver diferentes tipos de aparelhos transparentes, todos são muito parecidos na estrutura e no tipo de material utilizado. As variações estão mais relacionadas ao material, formato do recorte do alinhador e dos attachments que são colados sobre os dentes..

# Aparelho transparente fixo versus aparelho transparente removível

Em primeiro lugar, é preciso diferenciar aparelho transparente fixo do aparelho transparente removível.

O aparelho fixo transparente é, na verdade, uma variação do fixo comum. Diferentes dos alinhadores removíveis, eles são confeccionados com bráquetes e fios estéticos para criar a impressão de “transparência”. 

Entre os aparelhos fixos estéticos estão também os linguais. Neste tipo de tratamento, as peças metálicas são fixadas na parte interna dos dentes. Para trazer mais segurança e conforto, todas são polidas para evitar lesões na língua e na gengiva.

# Versão para adolescentes

O uso de aparelhos fixos convencionais, principalmente os metálicos, está cada vez mais em desuso. Isso ocorre até mesmo entre os adolescentes, pois eles podem comprometer a autoestima e fazer com que se sintam envergonhados ao sorrir. 

Por não causarem esses desconfortos, os aparelhos transparentes podem ser indicados também para este público. 

Além de evitar os impactos estéticos e desconfortos causados pelos aparelhos convencionais, eles são mais seguros para a prática de esportes, pois diminuem os riscos de cortes e outros acidentes que podem machucar a mucosa. 

#Aparelho versus complexidade do tratamento

Os aparelhos transparentes podem ser usados para tratar todas as más oclusões, principalmente os casos mais simples, como pequenas correções de alinhamento e nivelamento. 

Eles também são indicados para o tratamento de casos mais complexos, como os que envolvem uma mecânica ortodôntica convencional, cirurgia ortognática ou o uso prévio de aparelhos ortopédicos. 

Para saber qual é o melhor para você, consulte seu dentista.

Saiba mais sobre nós

Dentistas fundaram a ClearCorrect em 2006 com o objetivo de restaurar sorrisos e autoestima das pessoas em todo o mundo, tornando-a líder em soluções odontológicas. Hoje, a ClearCorrect faz parte do Grupo Straumann. O Grupo reúne marcas referências internacionais que prezam por excelência, inovação, qualidade em odontologia substitutiva, corretiva e digital Straumann®, Neodent®, ClearCorrect™, Dental Wings, Yller® e outras empresas e parceiras de forma integral e parcial.

Para conhecer as soluções que o grupo tem para você, visite nosso site https://ndlincefrontend.azurewebsites.net/ e agende uma consulta de avaliação. Ficaremos muito felizes em fazer parte dessa transformação!

Scroll to Top
Rolar para cima