Como cuidar do seu aparelho transparente?

Os cuidados com seu aparelho transparente são fundamentais para garantir sua integridade. Além disso, garantem o funcionamento e evitam o acúmulo de placas bacterianas e doenças bucais. Eles vão desde a limpeza regular dos alinhadores até a forma correta de acondicionamento e algumas restrições de uso.

Quer proteger seu aparelho, garantir dentes alinhados e a saúde bucal em dia? Então continue lendo nosso artigo. 

Dicas para cuidar de seu aparelho transparente

Escolher uma empresa confiável que te ajudará a transformar o seu sorriso e a sua vida é o primeiro passo para o sucesso do seu tratamento.  No entanto, sua participação é fundamental durante todo o processo. 

Por isso, você precisa ficar atento a 5 cuidados diários dos quais não se pode abrir mão para manter seu aparelho transparente sempre limpo, protegido e funcionando corretamente. São eles:

  1. Cuidados com a saúde bucal.
  2. Limpeza dos alinhadores.
  3. Proteção dos alinhadores.
  4. Limpeza correta da caixinha.
  5. Colocação e retirada do aparelho.
  6. Restrições de uso.

Para saber o que fazer em cada um deles, siga nossas dicas.

1. Cuide de sua saúde bucal

Após as refeições, faça uma higienização bucal completa e cuidadosa. Além da escovação detalhada, use o fio dental para retirar resíduos que tenham ficado entre os dentes. Use enxaguante bucal se for indicado por seu dentista.

Esses cuidados, além de proteger seu aparelho transparente, evitam o mau hálito, o sangramento nas gengivas, a sensibilidade dental, o tártaro, as placas bacterianas e cáries.

2. Higienize corretamente seu aparelho transparente

Para fazer uma boa higienização de seu aparelho, use água corrente e uma escova de cerdas macias, reservada somente para isso. A limpeza é simples, basta colocar os alinhadores na mão e esfregar suavemente.

Não use água quente ou morna, sabonete, creme dental, enxaguante bucal ou qualquer produto abrasivo. Converse com seu dentista, pois alguns fabricantes indicam produtos específicos para essa limpeza.

3. Não está usando o aparelho? Guarde-os em uma caixinha!

Mantenha seu aparelho transparente dentro de uma caixinha sempre que ele não estiver sendo usado. Ele foi feito para protegê-lo, portanto, use-o! Evite colocá-lo no bolso, em guardanapos ou qualquer lugar onde possa ser esquecido, quebrado ou jogado fora. 

4. Mantenha a caixinha do aparelho transparente limpinho!

Higienize a caixinha de seus alinhadores frequentemente. Para limpá-la corretamente, use uma escova macia, água, sabão neutro e deixe secar em local seco e limpo para  não acumular sujeiras e bactérias.

5. Retire e coloque o aparelho da forma correta.

O ideal é que você retire o aparelho transparente pela parte interna da boca, perto da língua, na região do último dente. No entanto, se tiver dificuldade para retirá-lo ou colocá-lo, converse com seu dentista e peça indicação de ferramentas que são específicas para isso.

Em ambos os casos, evite aplicar força excessiva. Apesar de muito resistentes, eles podem quebrar se forem manipulados de forma incorreta.

6. Respeite as restrições de uso

Retire os aparelhos sempre que for consumir bebidas ou comidas, com exceção da água. Bebidas quentes, como cafés e chás, com corantes, como refrigerantes e sucos industrializados, ou alcoólicas, podem manchar e danificar sua transparência e estética.

Faça parte desta lista de histórias incríveis!

Como você viu, os cuidados corretos com seu aparelho transparente vão garantir sua saúde bucal, a integridade de seu aparelho e o resultado de seu tratamento. Quer saber mais? Então acesse nosso artigo sobre “Boas práticas para potencializar seu tratamento” e fique por dentro de tudo que você precisa saber.

A ClearCorrect, fabricante de alinhadores, foi fundada em 2006 por dentistas, hoje faz parte do Grupo Straumman, do qual a Neodent, líder em implantes dentários no Brasil, também faz parte. Além disso, o grupo reúne marcas de referências internacionais que prezam por excelência, inovação e qualidade em odontologia. Além do aparelho transparente, você encontra no portfólio da empresa outras soluções odontológicas seguras e de qualidade para transformar o seu sorriso. Para conhecer as soluções que a Neodent® tem para você e saber como funciona todo o processo, visite nosso site e agende uma consulta de avaliação. Ficaremos muito felizes em fazer parte dessa transformação!


Scroll to Top
Rolar para cima