Mitos e verdades sobre aparelhos transparentes

Existem muitos mitos sobre os aparelhos transparentes. Para que isso não prejudique seu tratamento, desmistificamos alguns mitos e trouxemos algumas verdades sobre eles. Confira!

Mitos

É preciso voltar ao dentista a cada 15 dias.

As visitas ao dentista são feitas geralmente a cada 30 dias, porém se o seu cirurgião dentista achar possível, pode-se estender a data de retorno. Nos retornos, o seu dentista irá avaliar o andamento do tratamento e poderá realizar procedimentos programados de acordo com seu planejamento virtual.

Os aparelhos transparentes causam dor, desconforto e atrapalham a fala.

É comum sentir um pouco de pressão e dificuldade para falar nos primeiros dias, assim como acontece com os aparelhos tradicionais. Portanto, como os alinhadores são personalizados e produzidos com materiais mais flexíveis, esse desconforto passa em poucos dias e, quando comparado com os aparelhos convencionais, causam menos dor e menos desconforto.

Aparelhos transparentes são muito caros.

Assim como todo procedimento estético, o investimento é um pouco maior. No entanto, adote um bom planejamento financeiro e alinhe expectativas junto ao seu dentista.

Não são indicados para casos complexos.

Primeiramente, os aparelhos transparentes evoluíram e hoje são indicados para alguns casos mais complexos. O dentista pode também utilizar acessórios mecânicos junto ao alinhador para que o resultado desejado seja atingido, e assim tratar casos mais complexos.

Aparelho transparente funciona? Saiba mais sobre alinhadores ortodônticos.

Verdades

Os  aparelhos transparentes podem ser usados em qualquer idade.

A partir dos 6 anos, ou quando todos os dentes de leite forem substituídos, já é possível usar essa tecnologia.

É possível comer de tudo durante o tratamento com aparelhos transparentes.

O único cuidado que você precisa ter é retirar o aparelho durante as refeições ou quando for ingerir líquidos, com exceção de água.

A higienização é fácil.

Os aparelhos transparentes são higienizados facilmente com água, escova de dentes e sabão neutro. Além disso, eles permitem uma higienização bucal perfeita, uma vez que, ao remover o aparelho, você terá os dentes livres para passar fio dental e escová-los.

Os resultados são previsíveis.

Através de tecnologia 3D é possível digitalizar todo o processo e ter uma visão completa dos resultados, do início ao final do tratamento.

O que pode acontecer em caso de má utilização dos aparelhos transparentes?

Os resultados de seu tratamento dependem, principalmente, de você. Portanto, confira a seguir o que pode dar errado caso você não siga as orientações de seu dentista.

1. Danificar os aparelhos transparentes

Existem diversas formas de danificar, deformar, manchar ou quebrar seus alinhadores transparentes. Dentre elas estão:

  • Ingerir alimentos e bebidas quentes, com corantes, gorduras, temperos, e outros durante o uso danifica os alinhadores.
  • Não guardar os alinhadores no case quando não estiver usando.
  • Retirar ou colocar o aparelho da forma errada.
  • Não fazer a higienização correta da boca e dos alinhadores.

2. Atrasar ou prejudicar o tratamento

Dependendo da complexidade, o tratamento com alinhadores transparentes pode durar de 4 meses a 2 anos e meio, em média. No entanto, a má utilização pode atrasar ou prejudicar os resultados. Alguns fatores que podem levar a isso são:

  • Usar o aparelho menos de 22h por dia.
  • Faltar às consultas de retorno.
  • Danificar o aparelho e não notificar o dentista.
  • Utilizar elásticos de forma incorreta.
  • Não seguir as orientações do dentista quanto ao uso e troca dos alinhadores.

Qual dos aparelhos transparentes é ideal para você?

Seguindo as orientações de seu dentista e tomando os cuidados necessários. Como resultado, seu tratamento será concluído no prazo certo e com os resultados que foram planejados.

Para saber mais, leia nosso artigo Tipos de aparelho transparente: Encontre o modelo ideal para você.

Se tiver dúvidas ou precisar de mais informações, fale com nossa equipe.

Fundada por dentistas em 2006, a ClearCorrect hoje faz parte do Grupo Straumann, líder em soluções odontológicas focadas em restaurar sorrisos e a confiança de pacientes ao redor do mundo. Além disso, o grupo une marcas internacionais que representam excelência, inovação e qualidade em odontologia substitutiva, corretiva e digital, incluindo Straumann®, Neodent®, ClearCorrect™, Dental Wings, Yller® e outras empresas e parceiras de forma integral e parcial.

Scroll to Top
Rolar para cima