Gengivoplastia: como ela pode mudar a sua vida?

Você sabe o que é gengivoplastia e para que ela é indicada? Primeiramente, ela é usada para fazer correções estéticas e funcionais da gengiva e pode ser uma grande aliada de quem procura um lindo sorriso ou quer tratar as sequelas de problemas periodontais prévios.

Quer saber mais? Então leia o artigo e saiba tudo sobre esse procedimento odontológico que pode melhorar sua autoestima e qualidade de vida.

O que é gengivoplastia?

A gengivoplastia é uma cirurgia plástica gengival que tem como objetivo corrigir a gengiva e o sorriso de uma pessoa. Além disso, ela permite modificações no osso, a retirada do excesso de tecido gengival e a reconstrução desse tecido em volta do dente.

Problemas gengivais podem ter causas genéticas ou serem adquiridos ao longo da vida. Por exemplo, algumas situações que podem levar a isso é o uso de  aparelhos ortodônticos, as periodontites e os problemas causados por implantes dentários.

Quando uma gengivoplastia é indicada?

Indica-se a utilização dela para tratar diversos problemas gengivais, tanto funcionais quanto estéticos. Conheça os mais comuns:

Sorriso gengival

No sorriso gengival, ocorre uma exposição excessiva da gengiva quando uma pessoa sorri. A cirurgia permite fazer o recontorno gengival e corrigir desalinhamentos.

Hiperplasia

A hiperplasia consiste em um processo de crescimento gengival, que pode ser multifatorial.

Retração gengival

Retração gengival é a condição em que parte do tecido se desloca deixando a raiz do dente exposta. Isso pode levar à perda óssea, do próprio dente ou, até mesmo, causar o aumento de sensibilidade dentária quando ingerimos bebidas geladas ou quentes.

Periodontites e traumas

A gengivoplastia trata traumas na gengiva e outros problemas periodontais, por exemplo, corrige bolsas periodontais causadas pela migração do tecido devido ao processo da doença.

Quais são os benefícios da gengivoplastia?

Melhoria da autoestima

Um sorriso harmonioso e bonito pode melhorar a autoestima e trazer impactos positivos para sua vida social e profissional.

Saúde bucal

O tratamento pode corrigir uma exposição radicular, diminuir ou acabar com a sensibilidade excessiva, garantir alinhamento estético e corrigir possíveis “falhas” causada por doenças gengivais prévias.

Como a cirurgia é feita?

A cirurgia dura aproximadamente trinta minutos e é realizado com anestesia local. Geralmente, não deixa cicatrizes ou pontos e a cicatrização total acontece, em média, em duas semanas. Sendo cada caso único, consulte o cirurgião-dentista para que ele possa fazer esta avaliação precisa.

Para corrigir um sorriso gengival, ele fará uma gengivectomia para retirar o excesso de tecido, corrigir imperfeições ou fazer um reposicionamento ósseo caso necessário.

No caso da retração, ele fará o descolamento e o remodelamento do tecido e, nos casos mais complexos, pode optar por um enxerto gengival.

Quais são as contraindicações das gengivoplastias?

As gengivoplastias são contraindicadas para pessoas que têm problemas periodontais, como a periodontite. Recomenda-se tratá-los antes da cirurgia para não comprometer os resultados ou o pós-operatório.

Fumantes que vão se submeter a essa cirurgia devem evitar o cigarro, antes e depois, para prevenir-se de complicações no pós-operatório.

Quais são os cuidados do pós-operatório?

De maneira geral, o pós-operatório é muito tranquilo, mas você deve manter alguns cuidados, como:

  • Fazer um a dois dias de repouso absoluto.
  • Evitar exposição à luz solar.
  • Não fazer esforços físicos.
  • Não fumar ou ingerir bebidas alcoólicas durante os dias de recuperação.
  • Fazer a higienização bucal conforme as orientações do cirurgião-dentista.
  • Usar a medicação recomendada.

Você poderá retomar suas atividades assim que receber autorização de seu cirurgião-dentista.

Invista em você com a Neodent!

Conquistar o sorriso perfeito é o sonho de muitas pessoas e a Neodent pode te ajudar a fazer isso com tranquilidade e segurança.

Reconhecida como uma das maiores marcas do mundo e líder de implantes no mercado brasileiro, ela possui diversas soluções que podem transformar o seu sorriso.

Quer saber como? Clique aqui e fale com um dos nossos dentistas credenciados para agendar sua consulta. Invista em seu sorriso com a Neodent. Estamos aguardando você.

Scroll to Top
Rolar para cima