Implantes dentários vencidos: como descartá-los corretamente?

Como qualquer outro produto, os implantes dentários também possuem prazo de validade e precisam ser substituídos periodicamente para não causar problemas aos pacientes e trazer impactos para sua qualidade de vida.

Neste artigo, falaremos sobre a vida útil desses dispositivos médicos/odontológicos, os riscos de usá-los fora do prazo de validade e a maneira correta de descartá-los.

Quais etapas envolvem a instalação de um implante?

A execução de um implante dentário exige algumas importantes etapas:

Consulta inicial e planejamento

Na consulta inicial, o paciente será avaliado detalhadamente. Portanto, serão solicitados exames complementares, tomografias e até mesmo escaneamentos intraorais podem ser solicitados. Tudo isso é para que você tenha um tratamento único e direcionado ao seu caso.

Já o planejamento, uma das partes mais importantes do processo, será feito em conjunto com muitos profissionais além do seu cirurgião-dentista, podemos citar, por exemplo, equipe de prótese e, até mesmo, de desenho digital se o seu caso seja realizado de maneira digitalizada.

– Inserção do implante no osso

Nesta etapa é realizada a inserção do implante ao osso do paciente, que pode ser instalado na mandíbula (embaixo) ou na maxila (em cima). Esta é uma importante etapa, já que o bom planejamento da cirurgia e o posicionamento correto do implante implica diretamente na durabilidade.

– Prótese (coroa)

Após o correto tempo de cicatrização óssea, serão confeccionadas as próteses sobre o implante, a durabilidade das próteses é determinada por uma grande quantidade de fatores, por exemplo: tipo de material utilizado para confeccionar a prótese, qualidade de execução, cuidado do paciente, dentre muitos outros fatores.

O importante é, se você possui um implante ou está pensando em realizar esse procedimento, converse com seu cirurgião-dentista, ele vai te apresentar todos os detalhes do planejamento e da prótese e esclarecer todas as suas dúvidas.

Quais são os riscos de usar um material vencido?

As coroas são feitas de materiais muito resistentes, mas podem sofrer danos ao longo do tempo, por exemplo:

  • Fraturas, solturas e infiltrações: podem levar a infecções e inflamações.
  • Mastigação inadequada: pode causar distúrbios musculares, dores na face e na cabeça.
  • Sobrecarga em um dente natural: pode ocorrer fratura ou amolecimento do dente.
  • Dificuldades na fala: problemas de dicção.
  • Comprometimento do sorriso.

Isso pode afetar a qualidade de vida das pessoas. Evite problemas seguindo todas as orientações fornecidas pelo seu cirurgião-dentista.

Como descartar implantes dentários vencidos?

Para descartar implantes dentários vencidos, basta seguir as orientações da ANVISA contidas na Resolução RDC n. 306, que classifica os resíduos da área de saúde em 5 grupos:

A – Potencialmente infectantes.

B – Químicos.

C – Rejeitos radioativos.

D – Resíduos comuns.

E – Perfurocortantes.

Um implante dentário pode conter agentes biológicos que oferecem riscos de contaminação e infecção, portanto ele é considerado potencialmente infectante e faz parte do grupo A.

A fim de tornar o descarte mais seguro, recomenda-se que o cirurgião-dentista realize a descontaminação desse tipo de resíduo no consultório. Se não for possível, devolva ao fabricante ou fornecedor. Eles sabem como fazer o descarte de acordo com as regulamentações e normas sanitárias.

ABNT: o que ela diz sobre o descarte de resíduos do grupo A?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece normas para que o gerenciamento dos resíduos seja feito de forma segura.

Dentre elas, estão:

  • Uso de dispositivos próprios para coleta.
  • Lixeiras com pedal cobertas com sacos de lixo especiais que identificam o tipo de resíduo descartado.
  • Saco normal devidamente rotulado e etiquetado com a imagem da substância infectante  (NBR-7500 da ABNT), quando não é possível utilizar os sacos especiais.

No caso do implante dentário, faça o descarte em sacos, de preferência branco ou transparente, e em lixeira de material resistente.

Fique atento à legislação!

Deve-se substituir os sacos com resíduos do grupo A quando eles atingem dois terços de sua capacidade máxima ou em até 48 horas, mesmo que não tenham alcançado seu limite.

Como controlar a validade dos implantes dentários?

Você pode garantir a eficácia e a segurança de cada tratamento seguindo estas dicas:

  • Só adquiraimplantes de fabricantes renomados e com uma boa reputação no mercado. Eles devem seguir padrões rigorosos de qualidade e cumprir as normas regulamentadoras para este tipo de procedimento.
  • Armazenamento conforme as recomendações do fabricante.
  • Antes de usá-los, verifique a data de validade. Essa informação está na embalagem do produto.
  • Registre a data de fabricação e de validade do implante no prontuário do paciente.
  • Após o implante, faça o acompanhamento regular do paciente para se certificar de que ele não está tendo reações ou complicações.

Lembre-se: esse acompanhamento só pode ser feito por profissionais qualificados e treinados, como cirurgiões-dentistas.

Conheça a Neodent, líder em implantes no Brasil

Se você está procurando por uma parceira de negócios que tenha tradição no mercado, seja reconhecida pelo seu comprometimento com resultados e pelo seu alto grau de confiança e credibilidade junto à comunidade odontológica, veio ao lugar certo.

A Neodent é líder do mercado de implantes dentários no Brasil e uma das maiores marcas do mundo. Atualmente, ela está presente em mais de 80 países e faz parte do Grupo Straumann, uma organização líder mundial em soluções odontológicas sediada na Suíça.

Criada por um dentista para atender dentistas, oferece soluções modernas, inovadoras e alta tecnologia. A Neodent sabe que sorrisos transformados podem restaurar a confiança das pessoas e transformar suas vidas. Por isso, ela coleciona histórias de sucesso junto a seus pacientes e associados em diversas partes do mundo.

É isso que você procura? Então clique aqui  e saiba mais sobre os implantes e todas as soluções oferecidas pela Neodent. Fale com um de nossos consultores especializados e junte-se a nós. Será um prazer trabalhar com você.

Scroll to Top
Rolar para cima