Implante dentário: quais são os cuidados pré e pós-cirurgia?

O implante dentário é um procedimento relativamente simples e que oferece pouquíssimos riscos para o paciente. A cirurgia costuma ser de curta duração e a recuperação é considerada tranquila, mesmo nos casos em que é feita uma reabilitação oral completa, ou seja, são feitos diversos implantes.

No entanto, você precisará tomar alguns cuidados, tanto no pré quanto no pós-operatório, para uma melhor recuperação.

Como é o pré-operatório de um implante dentário?

Antes do implante dentário, você passará por 4  etapas e deverá seguir todas as orientações dadas pelo seu dentista. Assim como em qualquer outra cirurgia, elas precisam ser seguidas à risca para que seu implante seja um sucesso.

1. Anamnese: você  passará por entrevista para que seu dentista saiba tudo sobre sua saúde. Com esta anamnese e os demais exames, ele vai saber se você pode ou não fazer o implante.

2. Avaliação oral: ele fará uma avaliação cuidadosa para saber se você tem problemas periodontais e cáries. Caso tenha, você tratará desses problemas primeiro.

3. Exames: você fará exames de imagem, como tomografias e radiografias, e exames laboratoriais.

4. Preparação para o dia do implante dentário: ele vai orientar sobre os cuidados que você precisa ter no dia do procedimento, como ter uma alimentação saudável e leve, e medicações que você precisa tomar.

Quais cuidados você deve ter após o implante?

Os cuidados no pós-operatório são ainda mais importantes. Portanto, respeite todas as orientações do seu dentista. 

Nós dividimos esses cuidados em 4 períodos. Assim, você perceberá que a recuperação é mais rápida e fácil do que você imagina. Vamos lá!

1. Nos primeiros dias após o implante

# Medicações

Tome as medicações prescritas e de acordo com as orientações dadas. Elas têm a função de diminuir possíveis dores, evitar inflamações e infecções e agilizar o processo de cicatrização.

# Faça aplicações de gelo no rosto

Elas são fundamentais para prevenir e diminuir inchaços e dores. 

# Alimentação

Em primeiro lugar, evite mastigar com o lado do implante e ingerir alimentos crocantes ou duros, como amendoim, castanhas, carnes, pães etc. Ao contrário, prefira alimentos macios e pastosos. Esse cuidado vai evitar esforços desnecessários com a  mandíbula e o acúmulo de restos alimentares no local do implante.  

Não consuma alimentos quentes ou ácidos, pois eles deixam os tecidos da boca mais sensíveis. Para finalizar, ingira alimentos gelados ou frios, como sucos, gelatinas, vitaminas e sorvetes. 

# Higienização

Use cotonete umedecido em soluções anti-sépticas, como Plax, Listerine e Periogard para limpar o local. Contudo, faça a escovação normal nos outros dentes. 

# Próteses e aparelhos

Use pelo menor tempo possível ou conforme orientação do seu dentista.

# Repouso

Faça repouso, pois isso vai ajudar na sua recuperação. Ao deitar, mantenha a cabeça mais alta que o resto do corpo. Sobretudo, evite dormir sobre o lado operado do rosto.

# O que não fazer e evitar?

  • Não se exponha ao sol ou a fontes de calor para evitar sangramento ou hemorragia.
  • Não faça exercícios físicos nem movimentos bruscos com a cabeça.
  • Não consuma cigarros ou bebidas alcoólicas, pois eles ressecam a boca e  prejudicam a cicatrização do implante.
  • Não faça bochechos de nenhum tipo. Eles podem agredir ou tensionar a região, deslocar coágulo, soltar pontos e comprometer a cicatrização.

Todos os cuidados do pós-operatório, mesmo os de longo prazo, são para garantir que você obtenha todos os benefícios do implante. 

2. Após o terceiro dia

Você deve manter os mesmos cuidados dos primeiros dias. No entanto, já pode aquecer um pouco a comida, praticar atividades bem leves e deve trocar as compressas frias por compressas quentes.

3. Após uma semana 

Alguns cuidados devem ser mantidos, como medicação e evitar cigarros ou bebidas alcoólicas. Apesar disso, você já pode:

  • Fazer bochechos leves com solução antisséptica.
  • Escovar suavemente a região do implante.
  • Se alimentar com o que é confortável para você, mas sem usar o lado do implante.
  • Fazer atividades físicas e retirar os pontos no dentista. Ambos estarão liberados entre 7 e 10 dias. Seu dentista orientará você sobre isso.

4. Cuidados a longo prazo

Para evitar problemas e garantir a durabilidade de seus implantes dentários, você deverá cuidar deles pelo resto da vida. 

  • Faça uma higienização correta após as refeições e antes de dormir, principalmente nos locais onde estão os implantes.
  • Use a pasta dental e o antisséptico sugeridos por seu dentista. 
  • Dê preferência a escovas de cerdas macias e de boa qualidade. 
  • Faça consultas regulares ao dentista para acompanhar os implantes, o resultado dos procedimentos e fazer limpezas profissionais que vão ajudar a manter sua saúde bucal.

Conheça a Neodent®!

Na hora de transformar o seu sorriso, deixe que a marca número 1 em implantes dentários no Brasil cuide de você. Somos referência mundial em implantes e usamos soluções odontológicas de alta tecnologia para entregar o sorriso que você sonha! 

São milhões de sorrisos transformados nestes últimos 30 anos, e agora é a sua vez!!

Clique aqui para nos conhecer melhor. Depois, entre em contato com algum dentista credenciado pela nossa marca e agende sua avaliação. 

Scroll to Top
Rolar para cima