Implante dentário: 15 mitos e verdades sobre o procedimento

Assim como qualquer outra cirurgia, o implante dentário costuma causar insegurança e gerar uma série de dúvidas. Para piorar, a desinformação sobre o assunto gera informações contraditórias que, com o tempo, vão se transformando em diversos mitos.

O problema é que eles causam apreensão e impedem que as pessoas tomem decisões, desistam ou posterguem seu implante.

Para acabar com essa confusão, resolvemos fazer uma lista dos principais mitos e verdades que envolvem esse procedimento. Continue com a gente e informe-se sobre todos eles.

1. Todas as pessoas podem fazer um implante dentário

Mito – Nem todos podem fazer um implante, pois existem condições que o inviabilizam. É o caso, por exemplo, de quem ficou muito tempo sem um dente ou tem alguma doença que impede o procedimento.

Por isso, o dentista faz uma anamnese para avaliar as condições do paciente e estudar as melhores opções para ele

2. Somente idosos podem fazer implantes dentários

Mito Apesar de ser um clássico, este mito é compreensível. Afinal, as pessoas ainda confundem implantes com próteses, que sempre foram associadas a pessoas idosas.

A verdade é que qualquer pessoa acima dos 17 anos, e que esteja apta para a cirurgia, pode fazer o implante e usufruir de todos os benefícios que ele traz.

3. Cardíacos e diabéticos podem fazer o implante

Verdade – Eles podem realizar a cirurgia. Contudo, precisam de acompanhamento médico e odontológico adequado e devem ficar atentos ao uso dos medicamentos. Se for o seu caso, informe seu dentista.

4. Colocar implante dentário é doloroso

Mito Durante o procedimento, você estará anestesiado e não sentirá dores. Entretanto, você pode sentir incômodos pós-cirúrgicos e, por isso, seu dentista prescreverá anti-inflamatórios e remédios para dor.

5. Não posso fazer o implante com gengivas inflamadas

Verdade – Para realizar o implante, você precisa estar com as gengivas saudáveis. Só assim ela poderá receber o pino e alcançar uma boa cicatrização. Isso também vale para doenças periodontais ou qualquer outra condição em que haja a presença de bactérias.

6. Meu organismo pode rejeitar o implante

Mito Nosso organismo só rejeita células que são estranhas para ele. Como os implantes são feitos de titânio e são compatíveis com nossos ossos e tecidos, você não terá nenhum problema. Contudo, se ocorrer um processo infeccioso ou houver má qualidade óssea, seu implante pode ser perdido.

7. Qualquer dentista pode fazer meu implante

Mito – Somente implantodontistas pós-graduados em Implantodontia podem realizar a cirurgia.

8. Pessoas com perda óssea podem fazer o implante

Verdade Graças às novas tecnologias e avanços da ciência, é possível fazer tratamentos com enxertos ósseos, ou mesmo implantes de tamanhos e formatos específicos para pacientes com perda óssea. 

9. Posso extrair um dente e implantar o pino no mesmo dia

Verdade Sim, é possível, mas somente o profissional habilitado pode avaliar as variáveis clínicas que permitem a implantação no mesmo procedimento.

10. Posso fazer meu implante dentário com dentes naturais 

Mito Dentes naturais são difíceis de se adaptar ao implante e tendem a acumular bactérias que provocam infecções. O correto é implantar dentes artificiais similares aos naturais, tanto na cor quanto na textura. 

11. Não preciso higienizar os implantes como faço com dentes naturais

Mito – Embora não estraguem como os naturais, eles precisam receber a higienização correta para garantir sua durabilidade e a saúde de sua boca. 

12. Posso continuar fumando após o implante dentário

Mito – O consumo de cigarro pode levar à perda dos dentes. Por isso os implantes dentários são indicados para esse público. No entanto, os dentistas recomendam que o paciente pare de fumar, pois cigarro, além de causar danos ao organismo, prejudica a saúde bucal e a cicatrização.  

13. O tratamento é ágil

Verdade – Antes era preciso esperar quase dois anos para concluir um tratamento como esse. Agora, graças às novas soluções odontológicas, é possível fazer a reabilitação em poucos meses, ou até mesmo dias, dependendo do caso. 

14. Após o procedimento, posso me alimentar normalmente

Verdade – As restrições alimentares são temporárias para garantir uma boa cicatrização. Seu dentista te dará todas as orientações sobre isso.

15. Posso fazer implante dentário sem cortes

Verdade – A tecnologia trouxe inovações para os implantes dentários e hoje existem técnicas de cirurgias guiadas, que são planejadas por computador. Elas são menos invasivas e geralmente feitas sem pontos. Essas técnicas podem ser indicadas em condições clínicas específicas, e sua indicação deve ser avaliada pelo dentista.

Neodent®: A marca de implantes #1 no Brasil

Esperamos ter esclarecido dúvidas, desmistificado mitos e oferecido mais informações e segurança para que você realize o seu implante. Agora, queremos te convidar a conhecer a tecnologia e a qualidade Neodent®.

Somos a marca número 1 em implantes dentários no Brasil e uma das maiores do mundo. Por isso, oferecemos o produto ideal e confiável para que você possa alcançar o sorriso perfeito com tranquilidade, agilidade e segurança.

Para conhecer histórias verdadeiras, de pessoas que transformam seus sorrisos e suas vidas com a gente, clique aqui e inspire-se!

Procure um dentista credenciado e faça sua avaliação. Venha conquistar o sorriso dos sonhos!

Scroll to Top
Rolar para cima