Implantes Dentários: entenda o significado e aplicações

Os implantes dentários são uma realidade na vida de diversas pessoas e representam um importante aliado para a substituição de dentes perdidos ou danificados. Embora já esteja consolidado no mercado, cada vez mais a tecnologia traz soluções avançadas, menos invasivas, com resultados mais funcionais e esteticamente melhores.

Ainda hoje existem muitas dúvidas em relação ao seu conceito, até mesmo casos em que as pessoas confundem os implantes com a utilização de pinos para fixação de coroas.

Neste artigo, exploraremos o que são os implantes dentários, suas principais características e funções, e esclareceremos as diferenças em relação aos pinos dentários. Acompanhe!

O que são os implantes dentários?

Antes de mais nada, é importante explicar que a estrutura responsável pela abertura da boca é dividida em duas partes: a maxila (maxilar superior), osso maxilar e a mandíbula (maxilar inferior) e osso mandibular, que é o nosso único osso móvel.

Esses ossos são os responsáveis por ajudar as pessoas a comerem, falarem e fazerem expressões faciais.

Os implantes dentários são estruturas de metal (titânio) ou cerâmica, posicionadas cirurgicamente no osso maxilar superior ou inferior e que, preferencialmente, devem ser cobertos por gengiva para substituir as raízes dentárias de um dente natural, que foi perdido devido a diversas razões, como cáries, doença periodontal ou  traumas. Ao serem colocados, permitem ao dentista montar dentes substitutos sobre eles.

O titânio é amplamente utilizado na odontologia e na medicina devido à sua capacidade de se integrar bem com os tecidos humanos sem causar reações adversas. Isso é fundamental para o sucesso dos implantes.

Com os cuidados adequados, eles podem durar a vida inteira. Além disso, algumas marcas oferecem garantia vitalícia. São uma escolha inteligente, eficaz e muito econômica a longo prazo.

Quais são as principais funções dos implantes dentários?

Eles são a base para próteses dentárias

Os implantes servem como uma base sólida para a fixação de próteses dentárias, como coroas unitárias, pontes (quando há mais de um dente envolvido) ou próteses totais, informalmente denominadas “dentaduras”. Dessa forma, eles oferecem uma ancoragem segura, o que, por sua vez, permite que as próteses funcionem e pareçam naturais.

Melhoram a estética do sorriso

Além de funcionais, os implantes dentários também desempenham um papel crucial na melhoria da estética dental, pois, preenchendo espaços vazios e restaurando a harmonia do sorriso, aumentando a confiança e a autoestima dos pacientes.

Ajudam a prevenir a perda óssea

Uma raiz dental é fundamental para a estabilidade de um dente e a saúde do osso circundante. Entretanto, quando um dente é perdido, o osso que costumava suportar a raiz começa a se deteriorar. Por isso, a colocação de implantes em locais de perda dentária promove a manutenção do osso adjacente e manutenção do perfil e contorno facial.

Restauram a função mastigatória

Os implantes dentários permitem que os pacientes recuperem a capacidade de mastigar eficazmente, o que é essencial para a digestão adequada dos alimentos e a saúde bucal em geral.

Portanto, colocar implantes dentários afeta não apenas a estética mas também a funcionalidade destas regiões, evitando a perda óssea e mantendo a saúde e a integridade do osso maxilar ou mandibular.

Implantes dentários melhoram a qualidade de vida?

Sim, pois além de restaurar a capacidade de mastigar e falar adequadamente, os implantes dentários ajudam a devolver um sorriso completo e natural. Tudo isso melhora a autoestima e contribui para a qualidade de vida das pessoas.

Qual é a diferença entre pinos e implantes dentários?

Algumas pessoas ainda confundem pinos com implantes dentários. No entanto, as diferenças entre eles estão relacionadas à função, localização no corpo e uso específico. Vamos agora conhecer suas principais características, usabilidade e diferenças.

Pinos

Um pino, geralmente conhecido como “pino dental” ou “pino de restauração”, é um pequeno dispositivo usado na odontologia para restaurar um dente danificado ou enfraquecido.

Por isso, ele serve como uma base sólida para fixar uma restauração. Por exemplo, uma coroa, que é colocada sobre o dente após o tratamento de canal ou em casos de dente fraturado.

Localização

O pino é colocado dentro do canal radicular de um dente. Por isso, ele é inserido em sua parte interna, a qual é esvaziada e limpa durante o tratamento.

Implantes dentários

Os profissionais projetam um implante para substituir a raiz de um dente natural que alguém perdeu devido a problemas odontológicos

Localização

Ele é colocado cirurgicamente no osso da mandíbula ou maxila, abaixo da gengiva. Dessa forma, ele serve como uma raiz artificial, proporcionando estabilidade e ancoragem para a prótese que será fixada sobre ele.

Agora que você sabe o significado de um implante e o conceito por trás dessa técnica, é possível tomar decisões mais seguras a respeito da restauração de seu sorriso.

Por fim, se você está considerando um implante dentário, consulte um profissional de odontologia qualificado para obter orientação personalizada e cuidados de alta qualidade.

Sua saúde bucal e seu sorriso merecem o que há de melhor!

Conheça a Neodent®

A Neodent® é reconhecida por sua excelência na produção de implantes dentários. Além disso, as soluções da marca são amplamente utilizadas por profissionais de odontologia em todo o mundo. No Brasil, a empresa lidera o mercado.

Destaca-se pela busca constante da mais alta qualidade, e isso se reflete na  incorporação de tecnologias de ponta em todos os processos de desenvolvimento e fabricação.

Dedica investimentos substanciais em pesquisa e baseia-se em evidências científicas para garantir que os implantes atendam aos padrões mais rigorosos de qualidade e durabilidade.

Quando se trata de implantes dentários, confie na Neodent®. Descubra como podemos ajudar a restaurar o seu sorriso com confiança e segurança acessando nosso site.

Scroll to Top
Rolar para cima