Alinhador transparente: conheça boas práticas para potencializar seu tratamento

Apesar de não ser algo novo, o alinhador transparente vem ganhando cada vez mais espaço e notoriedade, tanto pela qualidade dos materiais e impacto estético quanto pela tecnologia de ponta utilizada na produção do aparelho.

Assim como em qualquer outro tratamento ortodôntico, sua participação é fundamental para que ele dê certo. Por isso, conheça as melhores práticas para conservar seu aparelho e colaborar para a conquista dos resultados que você espera. 

Como obter um resultado de sucesso

Seu alinhador  transparente  pode alcançar o máximo de desempenho com algumas dicas e cuidados simples. Portanto, conheça algumas delas e tenha uma jornada mais fácil e prática.

1. Use ferramentas para colocar e retirar seu aparelho transparente

Algumas pessoas podem ter dificuldades para encaixar ou remover corretamente seu aparelho  transparente. Para resolver estes problemas, o mercado desenvolveu algumas ferramentas.

Após inserir o seu alinhador com as mãos, existem mordedores próprios para esse tipo de aparelho. Sua função é finalizar o assentamento o alinhador sobre os dentes e além disso auxiliar na ativação dos movimentos dentários. 

Porém, se estiver com problemas no momento da remoção, você pode utilizar alguns acessórios que facilitam esse processo, por exemplo posicionadores de elástico ortodônticos. Mas, caso a remoção esteja muito difícil, o melhor é conversar com seu dentista e saber qual o motivo para retenção excessiva.

2. Não beba ou coma enquanto está com o aparelho

Para evitar que a comida fique retida em seu alinhador ou que ele fique deformado devido à força da mastigação, retire-o no momento de suas refeições. Assim também, não se esqueça de que líquidos coloridos ou quentes também podem causar danos, faça a remoção antes do consumo. 

Dica! 

Não fume durante o uso de seu alinhador. Esse hábito pode deformar e amarelar seu aparelho, além de ser prejudicial à saúde. 

3. Só retire o alinhador transparente para comer ou beber

Para usar um alinhador é fundamental ter bastante disciplina. Afinal, é você quem terá total controle sobre seu uso. Portanto, use-o durante o maior tempo possível. Segundo os dentistas, o ideal é utilizá-lo por, pelo menos, 22 horas por dia.

4. Tenha um kit odontológico sempre com você

Tenha vários kits em locais estratégicos, como na bolsa, no carro, no escritório e em casa. Um kit completo deve conter os seguintes itens:

  • Creme dental e escova. 
  • Fio dental.
  • Um mordedor e um acessório para remover o alinhador transparente.
  • Um estojo para o alinhador. 

5. Mantenha seu aparelho sempre limpinho!

Uma boa higiene garante a manutenção e a conservação  de seu aparelho (*). Portanto, não deixe de fazer sua limpeza diária. 

Como fazer a limpeza diária do seu alinhador?

Para higienizar seu alinhador, use água fria ou foan da BlueM. Você pode usar também detergente neutro ou algum produto indicado pela marca de seu aparelho ou dentista. Para garantir uma experiência de uso ainda melhor, confira estas orientações:

1. Escove os dentes e use fio dental

Sempre escove os dentes e passe o fio dental antes de colocar seu alinhador. Isso evita que partículas de alimentos fiquem aderidas em seus dentes e em seu aparelho, podendo reduzir a transparência do seu alinhador. 

2. Limpe seu alinhador sempre que necessário

Mesmo durante a noite, nossa boca acumula muitas bactérias, por isso limpe seu aparelho logo pela manhã e repita o mesmo processo sempre que necessário, o recomendado são 3 vezes ao dia. Esse hábito manterá a qualidade e integridade de seu alinhador e manterá sua gengiva e dentes saudáveis.

Dicas!

  • Para uma limpeza mais profunda, utilize produtos específicos para alinhadores, como o Foan da Blue M.
  • De preferência, tenha uma escova específica para limpeza do alinhador e escove-os até que fiquem limpos.

3. Limpe também a caixinha de seu aparelho

Assim como limpa seus alinhadores, limpe também as caixinhas onde você os guarda. Água e água sanitária diluída resolvem o problema.

4. Enxágue seu aparelho após o uso

A saliva contém bactérias que se acumulam no aparelho. Mantenha-o sempre  limpo, enxaguando-o depois de retirá-lo.

5 . Guarde seu alinhador dentro do case

Mantenha a caixinha do seu alinhador transparente sempre à mão. Afinal, nunca se sabe quando você precisará retirá-lo. Para não danificá-lo ou para que ele não fique exposto ao ar e a diversas bactérias, guarde-o da forma correta quando não estiver usando.

Dica!

Nunca guarde seu alinhador dentro de guardanapos ou coisas assim. A chance de esquecê-los ou de alguém jogar fora sem perceber é muito grande.

Checklist de boas práticas

Agora que você conheceu as boas práticas e compreendeu a importância delas, vamos fazer um checklist resumido para ter sempre à mão. Confira!

  • Não beba, coma ou fume durante o uso do aparelho.
  • Se sentir necessidade, use ferramentas específicas para colocá-lo ou removê-lo.
  • Utilize o alinhador diariamente por pelo menos 22 horas.
  • Dê preferência para a troca de alinhadores no período da noite, mas sempre siga primeiro a recomendação do seu dentista.
  • Mantenha kits de higiene oral ao alcance.
  • Faça a limpeza de seu aparelho e de sua caixinha pelo menos duas vezes ao dia. O case também deve ser lavado regularmente.
  • Antes de colocá-lo, faça a higienização completa dos dentes: escovação e uso do fio dental.
  • Enxague seu aparelho todas as vezes que retirá-lo.
  • Guarde seu alinhador no case sempre que não estiver usando.

Escreva sua história de transformação

A ClearCorrect, fabricante de alinhadores, foi fundada em 2006 por dentistas, hoje faz parte do Grupo Straumann, do qual a Neodent, líder em implantes dentários no Brasil, também faz parte. O Grupo reúne marcas referências internacionais que prezam por excelência, inovação e qualidade em odontologia substitutiva. Além do aparelho  transparente, você encontra no portfólio da empresa outras soluções odontológicas seguras e de qualidade para transformar o seu sorriso. 

A Neodent é líder nacional em implantes dentários e uma das maiores empresas do ramo no mundo. Com 30 anos de mercado, ela possui a experiência e a tradição necessárias para oferecer segurança, confiança, alta qualidade e tecnologia na hora de transformar sorrisos. Se você precisa fazer um implante e não sabe por onde começar, acesse nosso site e conheça histórias incríveis de clientes Neodent que transformaram suas vidas.

Depois, converse com algum dos dentistas da nossa rede e agende uma avaliação para esclarecer dúvidas e iniciar seu tratamento de acordo com as suas necessidades. Venha nos conhecer de perto. Será uma honra escrever esta história com você!

https://ndlincefrontend.azurewebsites.net/

https://ndlincefrontend.azurewebsites.net/
Scroll to Top
Rolar para cima