Aparelho transparente: seu guia completo sobre alinhadores transparentes

O aparelho transparente é uma das soluções em tratamento ortodôntico mais modernas do mercado, além de ser prático e discreto.

No entanto, há casos em que, além de alinhadores, são necessárias outras intervenções, por exemplo, cirurgia ou aparelho ortopédico. Quer saber mais sobre isso? Então continue lendo o artigo e conheça suas principais aplicações, vantagens e desvantagens.

Como surgiu o aparelho transparente?

O aparelho transparente foi idealizado por Kesling em 1945 e, inicialmente, era indicado para tratar somente recidivas e usado como contenção.

Ao longo dos anos, as diferentes empresas adaptaram e incorporaram tecnologias modernas aos aparelhos transparentes, tornando o conceito de Kesling uma opção de tratamento viável (CHERALAMPAKIS, 2018).

Atualmente, eles são produzidos com tecnologia 3D. Por isso, são mais precisos, eficientes e práticos.

Quando e por que optar por um aparelho transparente?

Com ele é possível tratar todos os tipos de más oclusões. Por isso, pode ser usado o para quem não quer utilizar bráquetes. Entre os casos mais simples, a serem tratados, estão:

Sobremordida

A sobremordida é um tipo de má oclusão em que a arcada dentária superior cobre os dentes da arcada inferior por mais de 2 mm. Isso ocorre, geralmente, quando há a perda de dentes posteriores, crescimento da mandíbula ou maxila, por crescimento vertical excessivo da mandíbula ou maxila e até mesmo por questões genéticas.

O aparelho transparente corrige a mordida, fazendo com que os dentes fiquem nivelados e alinhados.

Mordida cruzada

A mordida cruzada é uma condição em que os dentes inferiores sobrepõem os dentes superiores.  Mesmo que o desalinhamento não seja severo, esta é uma condição que merece atenção, pois pode trazer problemas que vão além das questões estéticas.

Dentre eles, problemas de respiração, dicção, mastigação, e dificuldade de higienização, podendo causar cáries e gengivite. Ela pode ter sido causada pelo desenvolvimento insuficiente ou exagerado de sua mandíbula e/ou da maxila, assim como o pelo uso da mamadeira ou causas genéticas.

O aparelho transparente pode ajudar a corrigir os três tipos de mordida cruzada:

  • Posterior: os dentes da parte de trás não fazem o encaixe correto.
  • Anterior: os dentes inferiores ficam mais à frente e não são cobertos pelos dentes da arcada superior.
  • Lateral: os dentes de apenas um dos lados se encaixam por fora dos superiores.

Apinhamento

Aqui estamos falando dos dentes encavalados, aqueles dentes desalinhados ou girados que estão posicionados de forma incorreta em relação aos outros dentes. Essa disfunção pode ser hereditária ou adquirida, ou nos casos em que o paciente respira de forma inadequada ou tinha hábitos como chupar o dedo ou a chupeta.

Diastema

É a separação entre dois ou mais dentes, principalmente os anteriores, da arcada superior ou inferior. Isso pode ocorrer por causa da diferença entre os tamanhos dos dentes, ausência de algum elemento, disfunção do freio labial, dentre outros.

Quais são as vantagens de usar um aparelho transparente?

O uso dos alinhadores transparentes traz muitas vantagens. Por isso listamos os principais ganhos de se usar um deles.

1. Mais conforto!

Por ser confeccionado com tecnologia 3D, que escaneia e captura todos os detalhes de sua arcada dentária, o aparelho transparente é feito sob medida para você e, por isso, permite o encaixe perfeito. 

2. Tratamento mais rápido e eficiente

A tecnologia utilizada na produção do aparelho transparente e no planejamento de cada etapa de seu tratamento, faz com que ele seja, na maioria dos casos, mais rápido e eficiente que os convencionais.

Além da precisão e eficiência alcançada através de um maior controle da movimentação dentária e da força aplicada em cada dente, o processo tende a ser mais suave e menos doloroso.

3. Autoestima em alta durante todo o tratamento

Muitos pacientes, principalmente os adultos, resistem ao uso dos aparelhos fixos por questões estéticas. Afinal, ninguém gosta de exibir um sorriso metálico e cheio de borrachinhas. Com um aparelho transparente esse problema não existe.

Por ser feito de material transparente, ele é discreto e quase imperceptível na boca. Assim, é possível se manter autoconfiante e sorrir naturalmente durante todo o tratamento.

4. Mais liberdade e praticidade.

Por ser removível, não há restrições quanto à alimentação e você poderá fazer sua higienização bucal de forma mais adequada.

Além disso, por não terem metais em sua estrutura, como os bráquetes, é possível praticar suas atividades físicas, mesmo com os alinhadores na boca, de forma confortável e segura.

5. Menos visitas ao dentista

As trocas dos alinhadores são feitas de acordo com as orientações de seu dentista e, se ele achar viável, o tempo entre as consultas pode ser maior. 

6. Higiene bucal sem dores de cabeça

Ao contrário dos aparelhos fixos, o aparelho transparente permite que você faça uma higiene bucal fácil e perfeita. Além disso, a limpeza do aparelho é muito simples. Basta usar água e sua escova de dentes ou um produto indicado pela marca.

E as desvantagens dos alinhadores transparentes?

1. É preciso ter muita disciplina

Por ser removível, você controla o uso do aparelho. Logo, é preciso ter disciplina e usá-lo nos horários e pelo tempo determinado pelo seu dentista. Sem isso, você pode prejudicar o tratamento e atrasar os resultados.

2. Desconforto inicial

Assim como todo aparelho ortodôntico, você pode sentir um certo desconforto no começo, principalmente para falar, e sentir leves dores nos dentes nos primeiros dias de troca dos alinhadores. Mas não se preocupe, pois isso tende a desaparecer com o tempo.

Confie na número 1 para cuidar do seu sorriso!

A ClearCorrect, fabricante de alinhadores, foi fundada em 2006 por dentistas, hoje faz parte do Grupo Straumman, do qual a Neodent, líder em implantes dentários no Brasil, também faz parte. O Grupo reúne marcas referências internacionais que prezam por excelência, inovação, qualidade em odontologia substitutiva. Além do aparelho transparente, você encontra no portfólio da empresa outras soluções odontológicas seguras e de qualidade para transformar o seu sorriso.

Para conhecer as soluções que a Neodent® tem para você e saber como funciona todo o processo, visite nosso site e agende uma consulta de avaliação. Ficaremos muito felizes em fazer parte dessa transformação!

Scroll to Top
Rolar para cima