A perda de um ou mais dentes afeta a autoestima, afinal, ninguém quer sorrir com espaços vazios na boca, e impacta a saúde, já que afeta funções como mastigação e fala. As dentaduras, próteses e implantes são as soluções para resolver o problema. Apesar de terem o mesmo objetivo – substituir os dentes perdidos independentemente da causa da perda ou extração, a escolha do melhor método varia de acordo com o objetivo do tratamento e o perfil do paciente.
- Prótese total (dentadura) ou parcial removível: estrutura artificial móvel utilizada para substituir a arcada dentária de maneira total ou parcial.
- Prótese fixa (ponte): estrutura artificial fixa que substitui a parte visível do dente, chamada de coroa. Pode ser unitária ou múltipla.
- Prótese sobre implante: é chamada de coroa (parte visível do dente) que está sobre o implante, o qual se localiza dentro do osso.
Prótese total ou parcial removível
Por ser móvel, a dentadura tem menos estabilidade, é mais suscetível a danos, deve ser removida no período da noite e exige manutenção frequente. A higienização pode ser feita fora da boca, já que é possível retirá-la quando necessário, seu custo é menor, porém o paciente pode sentir insegurança ao falar, comer e sorrir.
Prótese fixa
A instalação da prótese fixa, unitária ou múltipla pode exigir o desgaste de dentes saudáveis para que seja realizada a adaptação da coroa, encontramos também próteses removíveis com grampos retentores, porém há comprometimento estético e torna-se uma das últimas opções dos pacientes.
Próteses fixas versus implantes
O implante dentário tem o objetivo de substituir a raiz do dente, é fixado cirurgicamente no osso e é composto por um material resistente e biocompatível chamado de titânio, em que acima é instalada a prótese, sobre o implante. O paciente não nota nenhuma diferença entre o implante e o dente natural, trazendo muita segurança ao falar, sorrir e mastigar, porém muitos cuidados devem ser levados em conta para atingirmos a durabilidade desejada. A instalação do implante depende de inúmeros fatores para atingir o sucesso, dentre eles estão: a condição óssea do local em que será instalado o implante, o posicionamento dos dentes adjacentes e até mesmo seu estilo de vida.
Existem também as contraindicações, dentre elas podemos citar: falta de higiene oral, ausência de espaço, idade insuficiente, diabetes descompensada, tabagismo, tumores, e alguns medicamentos, como bifosfonatos. Nesses casos, a prótese fixa ou removível poderá ser uma opção a ser considerada, por isso é muito importante a avaliação individual do caso feita de maneira criteriosa pelo cirurgião-dentista.
Cuidados
Todos os tipos de prótese exigem cuidados, principalmente na higienização, por isso é tão importante realizar consultas periódicas com o seu cirurgião-dentista.
Neodent, líder em implantes dentários no Brasil
Prestes a completar 30 anos, a Neodent foi fundada por um dentista brasileiro e é líder no mercado de implantes no país. Faz parte do Grupo Straumann, líder mundial em soluções odontológicas. A Neodent alia inovação e tecnologia para promover bem-estar, aumentar a autoestima e proporcionar segurança para as pessoas sorrirem mais.