Cirurgia ortognática promove benefícios que vão além da estética

A cirurgia ortognática é uma técnica utilizada para corrigir alterações de crescimento dos maxilares, conhecidas como anomalias dento-faciais, as quais podem originar distúrbios da mordida, articulações, respiração, e repercutir na estética facial. Trata-se, portanto, de um procedimento estético-funcional capaz de restaurar a harmonia facial e a função mastigatória.

Essa técnica é indicada para vários tipos de anomalias ósseas, desde crescimentos deficientes a exagerados, em todos os sentidos. Para que possa ser realizada, após o diagnóstico da condição do paciente, várias avaliações são feitas para planejar a melhor forma de tratamento.

Além dos benefícios estéticos, que contribuem para a harmonização facial, a cirurgia ortognática aumenta a qualidade de vida do paciente, através da melhora do sono, da capacidade respiratória, da mastigação, digestão, fonação e de aspectos emocionais ligados à autoestima.

Como preparação para a cirurgia, o paciente deve ser submetido a um tratamento ortodôntico, no qual a posição dos dentes é corrigida em função das bases ósseas: os dentes superiores em relação à maxila e os inferiores à mandíbula. Nesta fase, não se deve buscar um melhor encaixe entre os dentes superiores e inferiores, ou seja, a correção da oclusão dentária. O trabalho do ortodontista é o de preparar as arcadas dentárias para que o cirurgião corrija a oclusão no momento da cirurgia, com a movimentação das bases ósseas.

O resultado é obtido após seis meses, sendo sempre importante o acompanhamento do cirurgião-dentista em todas as fases do pós-operatório. Neste período é realizada a finalização ortodôntica, ajuste fino da mordida, que geralmente dura de 3 a 6 meses. Somente após essa fase será possível retirar o aparelho ortodôntico.

Se o paciente optar por não realizar a cirurgia ortognática, ele poderá sofrer as consequências das anomalias dento-faciais presentes, que podem se agravar com o passar do tempo e prejudicar ainda mais sua qualidade de vida.

Sobre a Neodent

A Neodent é uma empresa brasileira, principal marca em implantes dentários no país, e que faz parte do Grupo Straumann, líder em soluções odontológicas a nível mundial. Inovadora, a Neodent investe em soluções para os mais diversos tratamentos e, junto aos implantodontistas, proporciona bem-estar e beleza ao sorriso das pessoas há quase 30 anos. Escolha a marca #1 de Implantes Dentários no Brasil. Escolha sorrir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Rolar para cima