A relação entre enxerto ósseo e implantes dentários

A tecnologia está cada dia mais presente na odontologia e possibilita grandes mudanças nos tratamentos dentários. O enxerto ósseo é uma dentre as muitas evoluções que merece destaque por ajudar na realização de um implante dentário. Mas, mesmo sendo um procedimento de baixa complexidade, o enxerto ósseo ainda causa calafrios em muitas pessoas. Se você é uma delas,  continue com a gente e tire todas as suas dúvidas!

O que é o enxerto ósseo?

Para realizar um implante dentário, o implantodontista pode sugerir que seja feito um enxerto ósseo se ele achar que o osso da mandíbula do paciente é muito fino ou mole. Caso o osso não consiga dar suporte ao implante, a cirurgia será mal sucedida, e é aí que o enxerto ósseo entra em cena. Neste tipo de procedimento, o profissional tira um pedaço de osso de outra área do corpo ou utiliza um material sintético para realizar o enxerto ósseo. 

Qual a relação entre enxerto ósseo e a implantodontia?

Em resumo, o enxerto ósseo prepara a base óssea para fixação do implante dentário. Esse procedimento repõe o tecido ósseo, como se fosse uma reconstrução ou uma restauração de possíveis defeitos que existam nessa base. Para que seja posicionado o implante, é necessário que esse osso tenha uma boa quantidade, altura e qualidade. Quando isso não acontece, é feito o enxerto para que ele tenha as características ideais.

Se quiser saber mais sobre a implantodontia, clique aqui e confira seus benefícios.

Como é feito o procedimento de enxerto ósseo?

Muito menos complicada do que se imagina, o enxerto ósseo é uma pequena cirurgia e que pode ser feita no consultório do cirurgião dentista. Para realizar o procedimento, aplica-se uma anestesia local, a fim de evitar desconfortos ou dores. Em seguida, o profissional fará uma pequena abertura na gengiva na área em que é necessário preencher o osso alveolar. Ali, ele posiciona o tecido ósseo que será enxertado, podendo ser em bloco ou em pó (osso sintético).

Depois, o dentista fixa esse tecido no local e faz a sutura da gengiva, juntamente ao curativo, se necessário. O próprio organismo do paciente se encarrega de “cicatrizar” o tecido ósseo. Por fim, acontecerá o processo de osseointegração, no qual o bloco ou os fragmentos de tecido irão se incorporar ao osso alveolar do paciente, formando uma só estrutura. O enxerto ósseo classifica-se de diferentes formas, de acordo com a origem do tecido utilizado:

  • Enxerto autógeno: quando é utilizado o osso do próprio paciente;
  • Enxerto alógeno: quando o tecido ósseo é doado por uma outra pessoa, vindos de bancos de ossos;
  • Enxerto xenógeno: quando o tecido vem de uma outra espécie, geralmente é utilizado bovino;
  • Enxerto sintético: o material enxertado é produzido em laboratório, com polímeros, dentre outros materiais.

Quais os cuidados pós-procedimento?

Como vimos, o enxerto ósseo é um procedimento realizado antes da colocação do implante dentário. Por isso, é preciso esperar a regeneração do osso alveolar para dar continuidade ao tratamento, e o que vai garantir o sucesso dessa cicatrização são os cuidados pós-operatórios.

O cirurgião dentista pode fazer recomendações específicas para cada paciente, mas, de modo geral, deve-se tomar as seguintes medidas:

  • Repouso total de 3 a 5 dias;
  • Não praticar exercícios físicos durante os 5 primeiros dias;
  • Evitar ficar exposto ao sol;
  • Dieta alimentar equilibrada composta por alimentos macios, pastosos e frios, especialmente durante as 24 horas;
  • Não fumar;
  • Não ingerir bebida alcoólica;
  • Manter a cabeça em posição mais alta que o corpo, principalmente na hora de dormir;
  • Não pressionar a parte interna da boca nas primeiras 72 horas depois do enxerto do dente, também evitar fazer bochechos ou cuspir;
  • Escovar os dentes próximos ao local operado, suavemente e lentamente;
  • Usar compressas de gelo no local por um período de 4 horas para aliviar o incômodo e o inchaço;
  • Seguir corretamente a medicação e as orientações do dentista. Normalmente são receitados anti-inflamatórios e analgésicos;
  • Visitar o dentista para a remoção dos pontos dentro do prazo previsto;
  • Manter o acompanhamento odontológico em dia.

Por fim, para que o processo cirúrgico tenha sucesso, é preciso manter a higiene bucal, evitando, assim, a proliferação de bactérias e o desenvolvimento de problemas bucais. Para que ocorra uma boa cicatrização e para que o paciente consiga receber bem o implante, é necessário que a escovação seja feita nos intervalos das refeições, acompanhada por um creme dental com flúor e sem esquecer de usar o fio dental. Lembre-se, ao fazer isso, tenha muito cuidado com o enxerto e mantenha sempre a suavidade dos movimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Rolar para cima