Bruxismo infantil: quais são as principais causas e tratamentos?

Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, cerca de 30% da população mundial sofre de bruxismo. Nas crianças, o distúrbio recebe o nome de bruxismo infantil e acomete crianças de várias faixas etárias.

Contudo,  diferente dos adultos, elas não conseguem identificar a doença por si mesmas e, por isso,  precisam do olhar atento de seus pais e responsáveis para detectá-la.

A falta de tratamento pode levar a outros distúrbios, comprometer ainda mais a saúde dos pequenos e, até mesmo, seu convívio social. Portanto, é fundamental saber reconhecer os sintomas e procurar ajuda ao menor sinal deles. 

O que é o bruxismo infantil?

O bruxismo infantil se caracteriza pelo ranger ou apertar os dentes involuntariamente durante o sono ou semivoluntariamente, como tiques, durante o dia, em situações de estresse. 

Apesar de ser um transtorno comum em crianças, é preciso fazer uma avaliação com um odontopediatra para tratar o problema e evitar futuras complicações. 

O que causa o bruxismo?

De forma geral, o bruxismo infantil, assim como o bruxismo em adultos, pode ser causado por situações de estresse, ansiedade e desgaste emocional. É o que chamamos de bruxismo fisiológico, pois surge em fases de aprendizado, descobertas, modificações e adaptações.

Pode ser uma mudança de escola ou professor, separação dos pais, rotina agitada, chegada de um novo irmão ou perda de um ente querido. Todas essas situações afetam emoções, escolhas, percepção da realidade, senso de limites e autoconfiança.

No entanto, ele pode estar relacionado também a questões genéticas, medicações, algumas condições, como transtorno obsessivo-compulsivo, ou problemas de dentição. Um exemplo disso é o período de troca dos dentes em crianças de até 6 anos, quando os novos dentinhos estão crescendo e se encaixando na gengiva. 

Como saber se o seu filho tem bruxismo?

O diagnóstico pode ser difícil se os sintomas não forem avaliados em conjunto. Mas o principal sintoma do bruxismo, de acordo com a Academia Americana de Medicina do Sono, é o ranger ou apertar os dentes em combinação com outras queixas e sinais, como: 

  • Interrupções do sono.
  • Dores de cabeça e na articulação das mandíbulas.
  • Dor e/ou zumbido nos ouvidos.
  • Dificuldades para abrir a boca ao acordar.
  • Cliques e estalos com a movimentação das articulações da boca.
  • Sangramentos ou feridas nas gengivas.
  • Desgaste dentário.

Quais são as consequências da doença?

Se não for tratado adequadamente e de forma precoce, o bruxismo pode causar dores de cabeça, desgaste de ossos, gengivas, articulações e ou perdas dos dentes. 

Além disso, pode ocorrer traumas em tecidos moles, aumento das doenças periodontais e alterações na mobilidade e sensibilidade dentária e nos músculos da mastigação.

Qual especialista trata o bruxismo infantil?

O bruxismo infantil é tratado de acordo com suas classificações. Além do bruxismo diurno e noturno, existem mais duas classificações:

  • Bruxismo primário: não tem uma causa evidente, psiquiátrica ou sistêmica.
  • Bruxismo secundário: está ligado a distúrbios do sono, problemas clínicos, neurológicos e psiquiátricos causados pelo uso ou suspensão de medicamentos. 

Portanto, cada caso exige um tratamento específico. Geralmente, quem trata do bruxismo infantil é o odontopediatra, e pode ter parceria com outros profissionais.

Bruxismo infantil: como é feito o tratamento e a prevenção?

Como ainda não há cura para o bruxismo, o tratamento e o controle da doença podem ser feitos através de ações complementares e de acordo com cada caso. 

Os mais comuns são o uso de uma placa de acrílico para proteger os dentes permanentes do desgaste ou aparelhos que corrigem a arcada dentária. Além deles, há outras ações e tratamentos que podem ser indicados por especialistas, como:

  • Terapia psicológica e terapias complementares, como meditação, acupuntura e  brincadeiras lúdicas (sem agitação).
  • Incluir atividades físicas que deem prazer à criança, como esportes, hobbies, artes etc.
  • Diminuir a quantidade de tarefas durante o dia.
  • Usar técnicas de relaxamento antes de dormir, como respiração diafragmática, sons relaxantes, aromaterapia, dentre outros.
  • Desligar as telas 1 hora antes de deitar e apagar as luzes na hora de dormir.

Conheça a Neodent® e transforme seu sorriso

Como você viu, tratar o bruxismo é fundamental, principalmente para evitar desgastes e perda dos dentes. No entanto, a gente sabe que acidentes ou problemas podem acontecer. 

Se precisar de ajuda, procure um profissional de confiança. 

A Neodent® é a número 1 em implantes dentários no Brasil e uma das primeiras do mundo! Saiba mais sobre nós clicando neste link

Scroll to Top
Rolar para cima