Acostumadas com imagens e informações sobre o funcionamento dos aparelhos fixos, muitas pessoas não entendem como o aparelho transparente funciona e se ele é realmente eficaz.
Neste artigo, explicamos como fazer o alinhamento dos dentes com o objetivo de ajudar as pessoas que procuram o tratamento. Também indicamos os casos em que ele é recomendado, a duração do tratamento e os cuidados necessários antes, durante e após a conclusão do mesmo.
Confira!
Como o aparelho transparente funciona?
Muitas pessoas olham para alinhadores transparentes e se perguntam: como pode um aparelho ortodôntico fazer a correção e o alinhamento dos dentes sem o uso de bráquetes, fios de aço e borrachinhas?
Para algumas pessoas, é difícil compreender como o aparelho “transparente” funciona e como ele aplica a pressão adequada para movimentar os dentes na arcada dentária e colocá-los na posição correta.
Primeiramente, você precisa saber que o aparelho “transparente” é confeccionado sob medida para cada pessoa. Por isso, é impossível que seu aparelho sirva para você e para outra ao mesmo tempo.
Dessa forma, dentistas e fabricantes utilizam o que há de melhor para criar aparelhos de maneira confortável, leve, único e com encaixe perfeito para sua arcada dentária.
Tecnologia e planejamento para quem quer um sorriso perfeito com aparelho transparente
Primeiramente, você fará uma avaliação, onde seu dentista vai solicitar a documentação ortodôntica e fazer o diagnóstico para saber se o aparelho “transparente” é indicado para você.
Logo após a avaliação, os dentistas solicitam exames complementares, como o escaneamento intraoral e o raio-x panorâmico, para planejar a posição ideal dos seus dentes na arcada dentária com base nesses resultados.
O planejamento é todo digital, o que garante a movimentação será precisa para cada dente. Posteriormente, esses dados serão “impressos” em seus alinhadores.
De forma simples, podemos dizer que o aparelho “transparente” funciona exercendo uma força bem direcionada e precisa sobre os dentes, abraçando cada um deles completamente e de forma perfeita.
Como os dentes são inseridos nos alvéolos ósseos através de ligamentos periodontais, o movimento exercido pelo aparelho, que tem uma espessura previamente programada, provoca a “ativação” deste ligamento e mudanças nas células que constituem o tecido ósseo ao redor do dente. O resultado é um reposicionamento rápido, eficiente e estético.
Conheça os casos mais recomendados
Os dentistas podem recomendar o uso do aparelho transparente para todas as más-oclusões, especialmente para pequenas correções de alinhamento e nivelamento. Ele é recomendado mesmo para pessoas que já usaram aparelhos anteriormente, mas que perceberam que seus dentes estão desalinhados novamente.
Aparelho transparente funciona quando o siso está nascendo?
O nascimento dos dentes do siso costumam provocar dor e podem até mesmo prejudicar o dente ao lado. No entanto, não é necessário extraí-los se não estiverem atrapalhando o tratamento.
O ideal é conversar com seu dentista e verificar se, mesmo incluso, ele não vai interferir na movimentação dos dentes e no uso do aparelho.
Outras indicações para aparelho transparente
Em casos mais complexos, que envolvem cirurgia ortognática ou o uso prévio de aparelhos ortopédicos, os dentistas podem optar por associar os alinhadores ao tratamento. No entanto, somente seu dentista pode avaliar o nível de complexidade do caso e qual o momento ideal para usar os alinhadores. De forma geral, eles são indicados para as seguintes condições.
1. Apinhamento
É o nome dado à condição em que os dentes estão desalinhados, girados e sobrepondo outros dentes na arcada dentária. Nesses casos o aparelho transparente funciona muito bem. Algumas revisões podem ser necessárias pada se alcançar o objetivo desejado.
2. Diastema
Ocorre quando existe uma separação entre os dentes. A causa pode ser multifatorial.
3. Sobremordida
É a situação em que, com a boca fechada, os dentes superiores sobrepõem os inferiores. O aparelho transparente funciona alinhando os dentes, colocando-os na posição correta.
4. Mordida cruzada
Há três tipos de mordida cruzada:
- Posterior: os dentes posteriores não se encaixam.
- Anterior: os dentes inferiores e da frente sobrepõem os dentes superiores.
- Lateral: apenas alguns dentes laterais se encaixam por fora dos superiores
- Classe II e III, Mordida aberta
5. Mordida aberta
É a condição onde os dentes inferiores e posteriores não se tocam em algum ponto da arcada dentária. Algumas pessoas podem adquirir a condição ao empurrar a língua entre os dentes, chupar dedos, chupeta ou respirar pela boca. Além disso, podem nascer com ela devido à sua origem hereditária.
6.Mordidas Classe II e III
Além das más-oclusões citadas acima, existem ainda dois padrões de mordidas que precisam de correções.
Chamamos de retrognatismo, a condição em que o arco superior (maxila) está à frente do inferior (mandíbula), sendo esta conhecida também como classe II. Além disso, uma característica comum de quem tem essa má-ocluisão é a assimetria facial.
A classe II, ou prognatismo, é o oposto da classe II, ou seja, a mandíbula está à frente da maxila, fazendo com que o queixo se projete mais para a frente.
Tempo de tratamento e cuidados pós-tratamento
A duração do tratamento é variável, ou seja, é de acordo com cada caso e objetivo. Entretanto, ele pode durar de 4 a 8 meses, quando se trata de pequenas movimentações e pequenos desalinhamentos.
Por fim, somente através de uma avaliação ortodôntica, é possível fazer um planejamento e dizer, com certeza, quanto tempo de uso será necessário.
Terminou o tratamento com aparelho transparente. E agora?
Ao final do tratamento, o alinhador poderá ser usado como aparelho de contenção. Contudo, nestes casos, é necessário usar um aparelho diferente, um modelo passivo, que ao invés de movimentar os dentes, vai mantê-los na posição. Além disso, o tempo e o aparelho são definidos pelo dentista.
Dica Neodent
Agora que você já sabe como o aparelho transparente funciona e conhece suas principais indicações, leia nosso artigo Aparelho transparente: seu guia completo sobre alinhadores transparentes e saiba mais sobre esta solução odontológica moderna, prática e eficiente.
Dentistas fundaram a ClearCorrect em 2006, com o objetivo de restaurar sorrisos e autoestima das pessoas em todo o mundo, tornando-a líder em soluções odontológicas. Atualmente, a empresa faz parte do Grupo Straumann, que também inclui marcas como a Neodent, líder em implantes dentários no Brasil. O Grupo reúne marcas referências internacionais que prezam por excelência, inovação, qualidade em odontologia substitutiva, corretiva e digital. Para conhecer as soluções visite nosso site https://ndlincefrontend.azurewebsites.net/e agende uma consulta de avaliação. Ficaremos muito felizes em fazer parte desta transformação!