A periodontite, também conhecida como doença periodontal, é muito comum entre a população adulta. Atualmente, cerca de 50% das pessoas adultas sofrem com o problema. No entanto, muita gente acaba não levando a situação a sério, o que pode resultar na perda dos dentes e no desenvolvimento de doenças sistêmicas (que atingem todo o corpo). Continue com a gente e conheça os seus detalhes abaixo.
1. O que é periodontite e como ela surge?
Primeiramente, a periodontite nasce de um outro problema bucal: a gengivite. Dessa forma, após anos com a gengiva inflamada, os danos causados se estendem para o tecido que fica entre os dentes e a mandíbula. Como resultado, o dente vai perdendo o suporte e acaba caindo. Além disso, esse transtorno é silencioso e só costuma apresentar dor quando está em fase avançada, o que dificulta o seu diagnóstico.
2. Quais as principais causas de periodontite?
Entre as causas da periodontite, a principal delas é a formação de placas bacterianas e tártaro nos dentes, entre os dentes e a gengiva, provocando inflamação na gengiva, e desenvolvendo bolsas contendo bactérias, levando, assim, a infecções profundas e à perda de tecido ósseo. Alguns outros fatores podem aumentar o risco de desenvolvimento da periodontite, como por exemplo:
- Medicamentos que reduzem a produção da saliva;
- Tabagismo;
- Histórico familiar;
- Obesidade;
- Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
- Diabetes;
- Alterações hormonais.
3. Sintomas e sinais da periodontite
Os sintomas da periodontite se dividem de duas formas. Quando o osso e os tecidos responsáveis pela fixação dos dentes não foram danificados, os sintomas mais comuns são inchaço, vermelhidão ao redor do contorno dos dentes, inflamação e sangramento espontâneo ou durante a escovação e o uso do fio dental. Quando a periodontite está instalada, esses sintomas se intensificam, o mau hálito aparece e torna-se persistente, o paladar fica alterado e os dentes parecem mais longos por causa da reabsorção óssea e da retração gengival. A dor também pode estar presente em alguns casos.
4. Quais os tratamentos disponíveis para periodontite?
O tratamento para acabar com a periodontite começa com uma limpeza minuciosa no consultório para remover a placa de tártaro e bactérias que estão destruindo a estrutura óssea que suporta o dente. Logo depois, o dentista ainda pode receitar o uso de antibióticos, anti-inflamatórios e bochechos com enxaguantes bucais antissépticos. Em alguns casos é necessário fazer uma pequena cirurgia para limpar áreas mais prejudicadas da gengiva e do osso. Vale lembrar que, caso a doença não seja devidamente tratada, pode ocasionar em perda dentária, e traz danos para a mastigação e a fala. Além disso, o paciente com periodontite tem o risco de que as bactérias presentes na infecção caiam na corrente sanguínea aumentando possibilidades de doenças cardíacas e outras complicações de saúde.
Sobre a Neodent:
A Neodent, que completa 30 anos em 2022, oferece uma ampla gama de sistemas de implantes e soluções de tratamento. Temos uma rede de dentistas implantodontistas preparados para ajudar você a ter a sua autoestima de volta através do sorriso que você sempre sonhou. Esperamos por você: https://neodent.com.br/encontre-seu-dentista/.