Clareamento dental: tudo o que você precisa saber

Você concorda que um sorriso bem cuidado é capaz de te dar mais destaque, seja em uma reunião de negócios ou em um encontro? Por isso, ter um sorriso harmônico, com dentes alinhados e brancos, tem se tornado o sonho de muita gente. Por outro lado, temos os procedimentos caseiros com bicarbonato de sódio, por exemplo, que podem danificar os dentes quando utilizados em excesso. Pensando nisso, hoje vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o clareamento dental: quais são as maneiras corretas de fazer esse procedimento? Ele pode ser feito em casa ou apenas no consultório? Continue a leitura e saiba como ter os dentes branquinhos que tanto deseja!

1. Afinal, o que é o clareamento dental?

O clareamento dental é um tratamento em que são usadas substâncias químicas que modificam a cor do dente. O principal ingrediente que age no clareamento dental é o oxigênio, que vem do peróxido de hidrogênio. Como todo procedimento bucal, o clareamento deve ser realizado com a técnica correta e cuidadosa, bem como, sob a supervisão do dentista, ou em seu consultório. Antes de iniciar o tratamento para clarear os dentes é imprescindível a realização de exames para verificar se existem cáries ou a gengivite, por exemplo, que poderão influenciar na sensibilidade dental durante ou após a aplicação da técnica clareadora.

2. Tipos de clareamento dental

Em casa: Primeiro o paciente deve avaliar junto ao dentista qual o tipo de clareamento caseiro é o mais recomendado com base na cor dos seus dentes. Em seguida, o dentista faz um molde da arcada dentária para fazer a moldeira usada no clareamento e seleciona o sistema clareador adequado para o procedimento. O profissional também instrui o paciente sobre como e quantas vezes utilizar. Essa opção de clareamento envolve um processo mais longo do que quando realizado no consultório.

No consultório: Nesta opção o clareamento é feito por meio da ativação de um laser, luz led ou usando moldeiras, sendo necessárias pelo menos três sessões para finalizar o procedimento. Nesse caso o dentista ativa um gel clareador através de um laser ou luz led. Já no caso das moldeiras, um gel clareador é aplicado à moldeira e aos dentes do paciente. Além disso, o uso da moldeira ajuda a reduzir o contato do gel clareador com o tecido gengival.

Usando fita clareadora: A fita é posicionada sobre os dentes de modo que não haja o contato dela com as gengivas ou o palato. Após posicionadas, deve-se esperar um período de 30 minutos, que é o tempo necessário para que o peróxido aja.

3. Mitos x Verdades sobre clareamento dental

Como falamos anteriormente, o clareamento dental está entre os procedimentos mais procurados por brasileiros e como consequência surgem muitas dúvidas. A seguir esclarecemos algumas delas:

  • Clareamento dental NÃO causa danos aos dentes, eles podem ficar mais sensíveis em um primeiro momento, mas não ficam danificados ou enfraquecidos permanentemente.
  • As restaurações e próteses mudam de cor com o clareamento dental? Não! O que muda é a cor do dente amarelado ou escuro que volta a ficar branco.
  • Alguns alimentos realmente não devem ser consumidos durante o tratamento, por exemplo aqueles que são mais ácidos e que possuem corantes em sua composição, pois eles podem manchar e aumentar a sensibilidade dos dentes.
  • Uma outra verdade sobre o clareamento dental é que algumas pessoas não podem fazê-lo, não sendo recomendado para mulheres grávidas, lactantes, pessoas com sensibilidade aos medicamentos usados no procedimento ou pacientes com doença periodontal.
  • Ambos os procedimentos (consultório e em casa) apresentam um alto índice de eficácia, desde que tenha sido indicado pelo dentista de acordo com a necessidade e com os objetivos do paciente.
  • Engane-se quem acha que as pastas de dentes funcionam como clareadores. A verdade é que a fórmula dos cremes dentais possui uma quantidade inexpressiva de agentes clareadores, e por isso não conseguem clarear os dentes com resultado semelhante ao de um procedimento recomendado por um dentista.

Sobre a Neodent


A Neodent é uma das maiores marcas de implantes do mundo. Prestes a completar 30 anos em 2022, somos a marca líder em implantes dentários do Brasil e estamos presentes em mais de 80 países. A Neodent fica sediada na cidade de Curitiba – PR, pertence ao Grupo Straumann e tem como seu maior objetivo resgatar a autoestima das pessoas através do seu sorriso. Inovação é o nosso maior diferencial! Acesse o nosso site e conheça tudo o que a Neodent tem para oferecer a você: https://neodent.com.br/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Rolar para cima

Primeiro, precisamos de algumas informações.