A sensibilidade nos dentes é algo comum entre a maioria das pessoas. Quem sofre com isso enfrenta limitações na hora de se alimentar tendo que passar longe de alimentos como o café, picolés e até mesmo doces em geral. Mas e você? Sente incômodo ao consumir algum desses alimentos, sabe o que causa essa sensibilidade nos dentes? Fique com a gente e saiba mais sobre o assunto!
O que é sensibilidade dentária?
A sensibilidade dentária, também conhecida como hipersensibilidade dentinária, é uma dor que sentimos nos dentes quando eles entram em contato com algum alimento e bebida quente, gelada, doce ou ácida demais. O problema surge quando a sua primeira camada dentária, o esmalte, é desgastada e entra em contato com as terminações nervosas, alcançando a polpa.
Quais são os principais sintomas da sensibilidade nos dentes?
Os seus sintomas na maior parte dos casos são bem claros e você consegue perceber a sensibilidade tomando um simples sorvete ou aquela xícara de café quente pela manhã. No mais, podemos citar:
– Um forte incômodo ao ingerir algo quente ou gelado;
– Dores quando os dentes entram em contato com o vento frio;
– Dor quando come alguma coisa doce, como um chocolate;
– Uma fisgada ao entrar em contato com alimentos ácidos, como um suco de laranja;
– Ao escovar os dentes ou ao usar o fio dental.
O que causa sensibilidade nos dentes?
Dentre as causas da sensibilidade dentária, um dos principais motivos está relacionado à saúde oral, desde hábitos higiênicos a problemas do dia a dia. Veja a seguir alguns exemplos:
Diminuição da gengiva: quando a gengiva diminui, deixando a raiz do dente exposta. Isso acontece qual a escovação é feita de forma errada, por causa de gengivite ou até mesmo com o passar do tempo;
Cárie: as cáries também podem causar sensibilidade nos dentes, principalmente se estiver profunda, situada na raiz do dente ou em locais em que o esmalte está mais fino. As dores são mais intensas e constantes neste caso;
Má oclusão: ocorre quando existe um alinhamento anormal dos dentes inferiores e superiores. Essas falhas podem causar mordida cruzada e mordida aberta. Isso pode acontecer pela mandíbula ser muito pequena para os dentes, ou pelos caninos serem maiores que o normal, e até mesmo por hábitos adquiridos na infância como chupar o dedo, por exemplo.
Como é feito o tratamento?
Existem níveis de sensibilidade dentária, quando o caso não é muito grave, ele pode regredir naturalmente com remineralização da saliva que bloqueia os canais de dor. Porém, quando for uma situação mais grave, é preciso procurar um dentista para que ele trate a sensibilidade.
Entre os tratamentos mais comuns para a sensibilidade nos dentes estão:
– Prescrição de enxaguante bucal com alto teor de flúor;
– Tratamento tópico, com cremes dentais específicos;
– Aplicação de verniz flúor nas áreas sensíveis;
– Restauração de áreas que perderam o esmalte;
– Terapia com laser no local;
– Cirurgia plástica gengival;
– Quando os causadores da sensibilidade forem cáries ou dentes fraturados, entra o procedimento específico para o tratamento.
A Neodent
Uma empresa brasileira que faz parte do Grupo Straumann, líder mundial em soluções odontológicas, que alia inovação e tecnologia com o objetivo de solucionar a maior gama de problemas que envolvem a saúde bucal trazendo mais dignidade, autoestima e sorrisos para as pessoas. Encontre o seu dentista e volte a sorrir com a Neodent.