O bruxismo vem sendo cada vez mais identificado nas pessoas, em decorrência dos problemas psicológicos causados pela pandemia. Contudo, estes não são os únicos motivos de desencadeamento da doença. Você sabe o que é bruxismo? Como ele afeta a nossa saúde bucal? Continue com a gente e saiba mais sobre o assunto!
O que é o bruxismo?
O bruxismo é o ato involuntário de apertar ou ranger os dentes de forma frequente e excessiva. Esse hábito causa uma pressão sobre os dentes e tensão nos músculos responsáveis pela mastigação, levando ao surgimento de dores nas articulações da mandíbula ou dor de cabeça ao acordar, além de causar desgaste e amolecimento dos dentes. Podendo ocorrer a qualquer momento do dia, o bruxismo tem maior incidência durante o sono, sendo conhecido como bruxismo noturno. Normalmente a condição é causada por fatores psicológicos, como estresse ou ansiedade, mas também pode estar relacionado com fatores genéticos ou respiratórios, como a apnéia do sono, por exemplo.
O bruxismo acomete 15% das crianças e pode afetar adultos de qualquer idade. Quando o problema se manifesta durante o dia, recebe o nome especial de briquismo.
Sintomas do bruxismo
Os seus sintomas normalmente são sentidos quando a pessoa acorda, pois depois de passar a noite apertando ou rangendo os dentes constantemente, os músculos faciais podem ficar doloridos. Outros sintomas são:
– Desgastes nos dentes;
– Trincas no esmalte dentário;
– Sensibilidade nos músculos da mastigação;
– Fraturas de dentes, raízes, restaurações, próteses, chegando até mesmo a fraturas de implantes;
– Dor e zumbido no ouvido;
– Marcas na parte interna das bochechas e na língua;
– Dor no pescoço, na mandíbula e nos músculos da face por causa do esforço realizado pelos músculos da mastigação;
– Dificuldade para dormir;
– Dores e estalos ao abrir e fechar a boca.
Vale ressaltar, que a intensidade e a frequência das crises podem variar de uma noite para outra.
Como diagnosticar o bruxismo?
Como na maioria dos casos o bruxismo é um ato inconsciente, grande parte das pessoas não percebem que estão fazendo isso, até que alguém que durma ao lado comente que percebeu o ranger dos dentes. Para outras pessoas, é quando fazem um exame dental rotineiro e descobrem que seus dentes estão desgastados ou o esmalte está rachado.
Por outro lado, quando o paciente apresenta, além das dores na face, dores no pescoço, cabeça e desgaste nos dentes, o dentista é capaz de fazer um diagnóstico preciso e determinar se a origem da dor facial é causada por bruxismo.
Possíveis causas do bruxismo
Nem sempre o bruxismo possui uma causa definida, no entanto, pode acontecer devido a fatores genéticos, neurológicos ou respiratórios, como ronco e apneia do sono, fatores psicológicos, como estresse, ansiedade ou tensão. Além disso, o consumo excessivo de cafeína, álcool ou o ato de fumar podem aumentar a frequência do bruxismo, tanto durante o dia quanto à noite. Por fim, o refluxo também pode favorecer o bruxismo, isso porque a diminuição do pH do esôfago aumenta a atividade do músculo da mastigação.
Quais são os tratamentos?
O tratamento apropriado dependerá da causa do problema. Por esse motivo, a melhor opção é buscar ajuda de um dentista que irá fazer as perguntas certas e examinar detalhadamente os dentes. Com base nos desgastes nos dentes e com mais informações sobre as possíveis causas do bruxismo, os tratamentos poderão ser:
Usar um aparelho quando dormir: feito sob medida e ajustado aos dentes do paciente, o dispositivo se encaixa sobre os dentes superiores e os protege de tocarem os dentes inferiores. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, vale lembrar que ele não é uma cura.
Diminuir o estresse e a ansiedade: a tensão cotidiana parece ser uma das causas principais do bruxismo. Por isso, é necessário mudar alguns hábitos para diminuir o estresse e a ansiedade como, por exemplo, ouvir música, ler um livro, fazer um passeio ou tomar um banho relaxante. A terapia também pode contribuir, ajudando a entender melhor quais podem ser os hábitos que ajudam a controlar situações estressantes. Outra dica é colocar uma toalhinha morna e molhada no lado de sua face para ajudar a relaxar os músculos doloridos devido à pressão exercida.
Igualar a mordida: uma mordida irregular, na qual os dentes não se ajustam bem, também pode ser corrigida com restaurações, coroas ou ortodontia.
Sobre a Neodent
A Neodent está entre os três principais fornecedores de implantes do mundo e suas soluções estão disponíveis em mais de 60 países. Além disso, conta com inúmeros profissionais especializados parceiros e prontos para atender as diferentes necessidades para ajudar as pessoas a manterem a sua saúde bucal em dia.