Implante de Carga Imediata: tudo o que precisa saber

Implante de Carga Imediata

Indispensável para quem quer recuperar a autoestima, melhorar a mastigação e voltar a sorrir sem medo, os implantes dentários passaram por uma grande evolução nos últimos anos. Atualmente, existem diferentes tipos de próteses dentárias indicadas para tratar a perda de dentes e técnicas que são aplicadas de acordo com as necessidades e características de cada paciente. Uma dessas opções é o tratamento com implante de carga imediata, na qual a instalação da prótese é feita no mesmo dia que o procedimento cirúrgico.

Quer voltar a sorrir com confiança? Continue com a gente para ficar por dentro de tudo sobre esse tipo de implante.

O que é o tratamento com carga imediata?

Como o próprio nome sugere, o grande diferencial do método imediato são as próteses dentárias que são fixadas com base em um parafuso de titânio sob o osso em uma única sessão. Sendo assim, não há necessidade de o paciente ficar sem dentes durante o período de osseointegração.

Implante

Como é feito o implante dentário usando a técnica de carga imediata?

Diferentemente de outras técnicas de implante dentário, o implante com carga imediata tem como principal diferencial o tempo reduzido para a colocação da prótese.

De modo geral, um implante de carga imediata é realizado em três passos principais:

– O dentista realiza a cirurgia para a colocação do pino de titânio que dará sustentação à prótese dentária. Para um único implante, o procedimento leva em torno de 90 minutos, mas pode variar de paciente para paciente;

– Logo depois, o profissional faz uma avaliação detalhada para verificar se é possível fazer a instalação da prótese de carga imediata;

– Quando a avaliação do dentista termina e é positiva, é feita, então, a colocação da prótese de carga imediata provisória.

Quem pode fazer um implante de carga imediata?

Mesmo sendo um dos procedimentos odontológicos mais procurados, nem todos estão aptos a realizar o implante de carga imediata, pois ele depende de uma série de condições clínicas que devem ser avaliadas pelo dentista por meio de exames e, principalmente, da observação da qualidade/quantidade óssea do paciente.

Quais os benefícios desse tipo de implante?

Como todo tratamento dentário, fazer um implante com carga imediata oferece vantagens e desvantagens para o paciente. A seguir, conheça um pouco sobre cada uma delas.

Implante: vantagens e desvantagens

Vamos começar falando sobre as vantagens, sendo a principal delas o benefício de ter dentes no mesmo dia, já que o procedimento é realizado em uma única consulta, reduzindo o tratamento em um curto prazo.

Outro benefício desse procedimento é que ter os “dentes no mesmo dia” não está apenas relacionado ao benefício estético, mas também reduz a reabsorção do processo alveolar e ósseo com a colocação da prótese fixa. Para quem sofre com a mastigação, essa técnica devolve de forma mais rápida a facilidade para mastigar novamente. Quando o paciente escolhe o implante por carga imediata, ele tem a oportunidade de ter a beleza do seu sorriso de volta em menos tempo. Com isso temos outro ganho, porque você não precisará sair na rua com um dente a menos, o que pode causar danos psicológicos pela aparência indesejada, e poderá ter a sua autoestima restaurada.

Além disso, o método provém de pesquisas na área odontológica que melhoram a adaptação dos materiais metálicos que sustentam os novos dentes na boca. E é por isso que o implante confere mais conforto e estabilidade bucal, melhorando a mastigação, a fonética e até a higiene bucal.

Já parou para pensar que ter todos os dentes no mesmo dia traz muito mais conforto? Ficar sem dentes por meses, até o implante se integrar ao osso e o tratamento ser finalizado, é algo muito desconfortável, principalmente na hora da alimentação, pois resíduos podem grudar na região sem dente. Além de dificultar a cicatrização, esse fator ainda contribui para o mau hálito.

A falta de dentes, muitas vezes, também prejudica a fonética do paciente, causando isolamento social e problemas de comunicação no trabalho, por exemplo. Então, quando é feito um implante com carga imediata, a fala não fica prejudicada e é possível se comunicar normalmente. Por fim, ficar sem dentes na boca não prejudica somente a estética do sorriso, mas provoca problemas de digestão. Isso porque o paciente não consegue mastigar corretamente e os alimentos chegam grandes até o estômago, por isso são digeridos com mais dificuldade.

E quais seriam as suas desvantagens?

É necessário ficar atento aos possíveis riscos que envolvem as próteses aplicadas através da carga imediata. Nem todo mundo pode recorrer a esse procedimento, pois pode ocorrer rejeição à carga. Geralmente, são duas as possibilidades que podem acontecer: quando a gengiva é infectada ou em caso de células ósseas não aderirem ao implante.

Para evitar surpresas desagradáveis, esteja atento às avaliações do profissional escolhido, ao valor da carga imediata, já que a técnica é mais complexa e pode custar um pouco mais caro em relação à tradicional, sendo que o seu valor depende de vários aspectos que serão apresentados a partir da consulta com um dentista especializado.

Sobre a Neodent

A Neodent® tornou-se a empresa líder em implantes dentários para protocolos de tratamento imediato, como a colocação de implante imediato e carga imediata. Além disso, desenvolvemos recursos exclusivos, levando em conta os princípios-chave biológicos concebidos para maximizar a previsibilidade e alcançar resultados duradouros. Desenvolvemos ao longo desses 28 anos o Design de Tratamento imediato Neodent®, que consiste em recursos de design comprovados que foram aplicados de forma consistente em todos os sistemas de implantes dentários da Neodent®.

Construído e projetado para alcançar com sucesso os protocolos de tratamento imediato em todas as indicações de casos unitários a casos edêntulos (com perda de vários dentes), conheça abaixo os nossos diferenciais:

Opções versáteis de restauração: Ampla gama de opções de restauração para personalizar o tratamento aos pacientes: desde pilares e implantes, unitários ou múltiplos, cimentados ou aparafusados, do convencional ao digital.

Perfil de emergência natural: Perfil de gestão consistente do tecido mole e altura de transmucoso flexível, respeitando as distâncias biológicas para obter a estética e função imediata.

Conexão Cone Morse interna: A conexão Cone Morse interna associada a uma Platform Switch projetada para garantir um encaixe perfeito para uma vedação da conexão e uma distribuição de carga otimizada.

Design do implante otimizado para alta estabilidade primária: Design personalizado para alcançar elevada estabilidade inicial em diferentes tipos de osso e tratamento imediato.

Superfície e material ideais: Superfície com melhor desempenho a longo prazo com jateamento de areia com grãos grossos e condicionamento ácido sobre a superfície de Titânio Grau 4 comercialmente puro, além da superfície hidrofílica em situações desafiadoras com osso macio ou protocolos imediatos.

Desfrute de toda a tecnologia que a Neodent tem para oferecer, entre em contato com os melhores profissionais no nosso site e volte a sorrir com a gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima